domingo, 21 de outubro de 2007

Pra continuar...

Postei pela primeira vez nesse Blog há dois meses....falava sobre a minha mania de começar as coisas e ir-me embora... Aqui está o exemplo. Comecei. E depois que comecei, parti.

Volto. O bom é que eu nunca esqueço das coisas que começo. Um dia eu volto e recupero aquilo que ficou começado, e continuo... O problema é que o momento em que a gente parou já não existe mais, não é possível continuar dele. É preciso escolher um novo lugar de onde continuar. Um novo lugar, que nos inspire a começar de novo.

Começo daqui, então. Ou melhor, recomeço. Recomeço desta linha e deste lugar. Comecei no Brasil, recomeço pois em Portugal.

Faz pouco mais de um mês que cheguei aqui, e só agora é que tive um tempo para sentar-me e escrever. Vontade de escrever e assunto, com certeza, não faltaram. Na verdade, isto nunca me faltou. Falta-me sempre a coragem de parar o que estou fazendo e organizar o que estou pensando. Parar e organizar.

Já que parei (parei?), começo então a organizar. Estar em Portugal é de certa forma uma ´parada´ na minha vida, no entanto, é ao mesmo tempo, obviamente, uma forma de continuá-la. Digo que é uma parada, pois foi uma quebra na rotina. Rotina, no sentido mais amplo que isso pode ter. Tudo, de repente, mudou. Minha casa é outra, são outros os compromissos, são outras as preocupações, são outros os passeios, outros os amigos....parece que a vida parou e agora é outra vida. A vida que eu tinha começado parece que ficou ali para trás e agora estou no intervalo, logo mais a retomarei para continuá-la. Ela não estará onde deixei... e eu a recomeçarei de onde ela estiver.

Mas como já disse, ao mesmo tempo, ela não parou. Estou continuando a vida que comecei. Essa fase não está desligada da anterior, pelo contrário, é conseqüência dela, é continuidade. Logo, não haverá nada que recomeçar, não haverá nenhum ponto de partida, o que haverá é o que continuar... Mas não é hora de pensar na continuação futura, é hora de viver a continuação presente.

O meu segredo agora, é o que eu vivo agora. Já que ninguém que sempre me via, me vê, estou vivendo em segredo. A única que partilha de meu segredo agora sou eu. Mas aos poucos novos amigos começam a compartilhar de mim...e eu deles... É a troca.

Essa troca é faz a vida especial. Eu gosto de viver quando eu troco. Quando eu troco as idéias velhas por novas, as vivências passadas pelas que estão vindo, as coisas de sempre, pelas que eu ‘nunca faria’, os preconceitos por experiências... é aí que me sinto vivendo. E este momento tem sido o mais propício para isso.

Queria contar um pouco do que eu tenho vivido e pensado por aqui, mas o difícil é saber por onde começar. Bom, isso é que eu tenho para contar por hoje. Um dia (em breve) eu volto e recomeço.

Um comentário:

Ester disse...

Filha querida,
nada verdade embora voce dado uma "parada" na sua vida no Brasil, tenho certeza que ela continua, pois você está bem viva aqui no nosso pensar, e você muda, a cada palavra escrita, a cada telefonema, a cada sinal de vida, você muda e continua. Na sua volta, não será difícil retomar, pois nada parou....